Logo da aplicação

Observatório de Economia Criativa POA

Imagem alusiva ao tema Economia Criativa

Logo da aplicaçãoObservatório deEconomia Criativade Porto Alegre

A Economia Criativa é o conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento. Tem uma dimensão de desenvolvimento e de interligações cruzadas em macro e microníveis, que reúne setores vinculados à cultura, à criatividade, o conhecimento e à inovação. São negócios baseados no capital intelectual e cultural, na criatividade que gera valor econômico.

Porém, a Economia Criativa não contribui apenas para o crescimento econômico, mas, também, desempenha papel vital na construção da identidade cultural, no fortalecimento da coesão social e na melhoria da qualidade de vida.

Nesse contexto, a compreensão e o incentivo à Economia Criativa tem se tornado prioridade para governos, empresas e sociedade em geral. Isso resulta do reconhecimento do potencial transformador e a capacidade de impulsionar o progresso sustentável em um mundo cada vez mais globalizado e orientado pela inovação.

O POA Criativa é um programa de governo com caráter transversal, que tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre. Visa estimular a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos com esse perfil. Em razão disso, amplia a participação das indústrias criativas no PIB local.

O Observatório de Economia Criativa (OEC) tem por objetivo constituir uma base de dados com as informações de Economia Criativa de Porto Alegre a fim de reconhecer a identidade criativa da capital. A plataforma permite que sejam cadastrados dados profissionais, eventos e conexões. Além de uma ferramenta de mapeamento refinada, contem informações e indicadores de negócios espalhados por toda cidade.

A plataforma atende a meta da Diretriz 4, do Plano de Economia Criativa: Mapeamento, monitoramento e estímulo à geração de dados da Economia Criativa.

Premissas do OEC:

  • Ferramenta de mapeamento;
  • Integração de dados;
  • Mapas com análises estratégicas territoriais;
  • Monitoramento da atividade/indicadores;
  • Visibilidade aos empreendedores.